Pokemon é uma série milionária, seja nos números financeiros, ou nos números de vendas, ninguém duvida do potencial e do sucesso dessa série!
O fato é que a Big N, nunca conseguiu fazer um jogo que de fato fosse o que os fãs esperavam, mas sempre foi muito competente nas suas tentativas, entregando jogos de qualidade.
O fato é que a série principal de Pokemon (aquela que sai para os portáteis e sempre tem duas ou mais versões), apesar das inovações, está ficando cada vez mais manjada.
Os últimos jogos lançados no ocidente (Black e White) foram um sucesso de vendas e de crítica, mas trouxeram a geração mais antipática de pokemons, e apresentou gráficos inaceitáveis para a atual geração, principalmente nas batalhas que parecem um estouro de pixels.
É claro que com o sucesso da marca, surgiram inúmeras cópias, a maioria terríveis por sinal, mas muitas delas foram bem sucedidas e nesse meio está o jogo MinoMonsters para o IOS (Celular).
O jogo tem claramente uma inspiração nos monstrinhos da nintendo (o produtor é um jovem, provavelmente fanático por pokemons) que com pouco dinheiro fez um jogo do zero, seguindo as regras que regem a franquia.
O resultado ficou ótimo e o jogo recebeu recentemente uma atualização que o deixou bem melhor acabado, mostrando que talvez, a nintendo tenha algo a aprender com o jovem desenvolvedor:
1º - Gráficos não são tudo, mas precisam evoluir:
Vejam a imagem abaixo, tirada da tela de batalha de Minomonsters.
Agora vejam o vídeo da batalha rolando.
Isso é um 2D feito pelo hardware de um smartphone "simples". Imaginem os nossos queridos pokemons ganhando vida com animações que vão além de simples movimentos, e com contornos minimamente decentes para a atual geração.. seria demais!
2º - Que tédio.....
As batalhas em pokemon são um tanto quanto estratégicas, várias fatores a serem analisados, fraquezas, etc... mas de fato a gente "assiste" mais do que joga efetivamente.
Em Mino, você dá o comando e recolhe experiência, energia e vida que o inimigo dropa, tocando na tela. alguns ataques exigem interação na hora exata para elevar o dano e alguns inimigos ainda soltam armadilhas pela tela que dificultam o processo de coleta. Tudo para tornar a batalha um pouco mais dinâmica, simplesmente usando o recurso da tela de toque (que a Nitendo já tem há muito tempo)!!
3º - Que saudade do Ninetalles...
Falando sério, não dá para acreditar no design da atual geração de Black e White. Alguns se salvam claro, mas a maioria não consegue ter nenhum carisma ou empatia como eram os pokemons das primeiras gerações.
O design de minomonsters também oscila muito, mas não dá para negar que a arte deles é muito bem inspirada. Além disso é preciso interação com os monstrinhos, a nintendo poderia adicionar um recurso de toque aos pokemons, para que pudessemos nos aproximar um pouco mais dos monstrinhos, do que simplesmente colocando-os para batalhar.
Depois de tudo isso, vocês devem imaginar que Minomonsters é o melhor jogo do mundo, mas na verdade ele está bem longe disso.
Por ser um jogo independente e de poucos recursos, ele tem vários defeitos que estão sendo corrigidos aos poucos. O jogo se resume a batalhar por cenários variados, e a coleta de monstros é muito estranha, e encontrá-los é uma tarefa árdua.
Os monstros ainda não evoluem (com exceção dos 3 protagonistas), e não espere muita complexidade do jogo, porque ele é extremamente simples.
Ainda assim, é um jogo que consegue dar boas lições de como deverá ser o futuro da série mais querida da Nintendo!
0 comentários:
Postar um comentário